Tenho pensado muito sobre isto, no silêncio das pessoas quando começas um novo projecto, um canal novo, um negócio, etc.
Já cheguei a pensar que era distração ou porque o algoritmo realmente não mostra o meu trabalho na página deles. Depois apercebi-me que não é isso. Eles vêem o que fazemos mas ignoram.
É estranho, não é? Fazes um esforço, um trabalho incrível para mostrar a tua visão pensando que “eles” vão te apoiar mas nem um like, nem um comentário…
Os dias passam e ficas triste, e não é por causa dos números, é a decepção da frieza demonstrada. Mas a verdade é nua e crua:
“Tu fizeste algo que eu não tive o valor de começar! Como te atreves a ser capaz de mudar e eu ficar para trás? Com o meu apoio não contes! Estavas bem no teu lugarzinho, como eu!”
Eu penso: não é inveja, é desconforto. É mais fácil ignorar-me do que admitir que gostariam de estar no meu lugar. E vou desmotivando-me, dia após dia até ver que o meu esforço dá em nada porque não tenho o apoio que esperei!
Finalmente, aprendi a não contar com ninguém. Sem likes, sem partilhas, e nem aplausos? Não faz mal, faço isto por mim, não por ti!
Quem são “Eles”? Os teus amigos, familiares e conhecidos porque assim são a maior parte dos humanos! Aquele ego que não nos deixa ser felizes mas que também não queremos ver os outros felizes.
Olha, não desistas. Entre ecos e silêncio, aguenta firme. Um dia, vão dizer: sempre acreditei em ti! E tu… acreditas se quiseres.
Com carinho
Carina
